Se preparando pra morar sozinho(a)?  - LIC Imóveis

Blog

Confira nossas novidades!

Se preparando pra morar sozinho(a)? 

Planejar uma mudança e sair da casa dos pais é uma decisão da fase adulta que pode ser mais organizada, sem tantas surpresas. Para isso, acompanhe uma lista básica do que se atentar para quem quer morar sozinho e não sabe por onde começar.  

Poupar dinheiro 

Independentemente de quando for ocorrer a sua mudança, comece a poupar já. Os custos de uma vida individual são diferentes e tendem a ser mais altos. Seja para gastos iniciais com móveis, eletrodomésticos e manutenção do imóvel, estar preparado é o melhor. Por isso, planeje os meses próximos à sua mudança de acordo com os gastos previstos e guarde um valor confortável para esse passo tão importante. 

Comprar ou alugar? 

A dúvida que paira no ar na hora de se pensar em morar sozinho. Para você saber se vale a pena comprar ou alugar um imóvel ao sair da casa dos pais, verifique suas reservas financeiras. Se o valor disponível para moradia for baixo, opte por um aluguel barato ou um imóvel compartilhado com outras pessoas.   

Se você conseguiu reservar dinheiro ou tem como financiar um imóvel, a médio e longo prazo a compra valerá muito mais a pena. O financiamento costuma ser mais caro que o aluguel para o mesmo imóvel por conta dos juros cobrados nas parcelas e do valor de entrada que deve ser oferecido. Seja pela questão de valorização do imóvel e ganho financeiro, como também com a liberdade de personalização da sua casa, da sua nova moradia. 

Escolher onde morar 

A região do imóvel em que se irá morar é muito importante para o orçamento e para a qualidade de vida. A região em que se mora com a família pode ser diferente do padrão do local escolhido. Isso precisa ser considerado na hora de planejar os gastos e pesado no quesito mobilidade. Observe se o seu trabalho é próximo, academia, lazer, amigos e familiares.  

Reserva financeira 

A mudança de sair da casa dos pais e morar sozinho implica em um senso de responsabilidade que está focado no financeiro. Para que as contas fiquem no azul e não tenha muita surpresa nessa nova etapa, priorize uma reserva financeira para eventuais imprevistos como: manutenção da casa, reajuste de parcelas, o valor de entrada na compra de um imóvel, por exemplo. 

Deu para perceber que para morar sozinho é preciso se organizar para que o processo seja mais simples. Se você está pensando em comprar um imóvel e morar sozinho, conte com os corretores LIC para te acompanharem nessa jornada, com negociação facilitada e a credibilidade de 25 anos no mercado goiano.