Reformar ou trocar de apartamento: qual a melhor opção? - LIC Imóveis

Blog

Confira nossas novidades!

Reformar ou trocar de apartamento: qual a melhor opção?

Casa própria é o sonho maior de quase todo brasileiro. Na hora de comprar uma nova casa para a família ou um imóvel para investimento, sempre vem uma dúvida: será que vale mais a pena reformar ou trocar de apartamento? Antes de tomar essa decisão, é preciso avaliar uma série de fatores — e é exatamente este o assunto do blog de hoje! Confira:

Por que comprar é a melhor opção?

1. Tranquilidade

Um dos principais motivos para a compra de imóveis ser tão comum é a tranquilidade no momento da aquisição. Afinal, toda reforma acaba dando muito trabalho, mesmo as mais organizadas.  A aquisição é mais rápida, fácil e apresenta menos chances de acontecer algum imprevisto.

2. Orçamento

Uma reforma pode ter seu orçamento muitas vezes excedido, já que as despesas são grandes e imprevistos sempre acontecem. Já o preço de um imóvel novo, ainda que mais alto, não sofrerá alterações depois que a compra for iniciada, e você não vai precisar passar por nenhuma surpresa desagradável.

3. Tempo

Se você tem pressa, o tempo para adquirir um novo lar pode ser muito menor do que uma grande reforma. Isso pode fazer toda a diferença caso a mudança precise ser feita rapidamente e você não queira enfrentar todas as longas etapas de uma reforma.

4. Valor

Se você comprou um imóvel pronto, o seu preço já está consolidado. Ou seja, como a sua casa ou apartamento não sofrerá grandes alterações estruturais, não corre o risco de ser desvalorizado por uma reforma.

 

Por que optar pela reforma?

1. Menor preço de aquisição

Um dos principais motivos para escolher a reforma é o preço baixo, pois a aquisição de imóveis antigos é mais barata que a compra de casas ou apartamentos novos. Mas fique esperto: o ideal é que o valor da compra do imóvel e da reforma não ultrapasse a estimativa de preço de revenda. Caso contrário, o empreendimento não será vantajoso e você vai acabar gastando mais do que comprando um imóvel novo.

2. Possibilidade de personalização

Ao optar entre comprar ou reformar um imóvel, a personalização é uma das principais vantagens. Assim é possível construir e decorar de acordo com suas preferências. Isso é um grande diferencial que não existe em um imóvel novo que não compense financeiramente uma reforma.

3. Ambiente mais amplo

Imóveis antigos tendem a ser maiores do que os novos empreendimentos, e isso pode ser uma ótima opção. Como eles foram construídos em outra época, é costumeiro  ter mais cômodos, com pé direito alto e janelas e portas maiores. Além disso, os materiais usados na construção de casas antigas, na maioria das vezes, duram muito tempo e são de alta qualidade.

4. Valorização do seu imóvel

Independentemente do período em que as reformas são feitas, elas ajudam a valorizar o imóvel e são um atrativo a mais para pessoas que estão em busca de espaços novos, modernos e com projetos decorativos atuais. Por isso, proprietários que compram casas ou apartamentos antigos e investem para deixá-los mais atrativos têm a garantia certa de uma negociação bem-sucedida no futuro.

 

Afinal, qual vale mais a pena?

Para saber se é melhor comprar ou reformar, é imprescindível observar as características da família e suas demandas. É importante considerar o número de moradores e se há a possibilidade de o núcleo familiar aumentar.

Se o problema é espaço, por exemplo, é mais vantajoso procurar um lugar que tenha quartos para todos, em vez de tentar acolher os filhos em um cômodo só. O mesmo vale para a localização, afinal, esse é um fator que não pode ser alterado. 

Comprar ou reformar um imóvel são duas maneiras viáveis de solucionar problemas dos moradores, mas cada uma vai afetar de uma maneira o convívio e o orçamento familiar.

Agora que você já conhece as vantagens e orientações de cada opção, fica mais fácil decidir com segurança, não é? Fique ligado(a) no blog da LIC Imóveis para conferir outras dicas, novidades do mercado imobiliário, informações sobre nossos empreendimentos e as principais tendências para imóveis. Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram.