LIC Imóveis

O que é taxa Selic e como ela influencia na compra do seu imóvel?

Você sabe o que é a Taxa Selic e como ela pode influenciar na compra do seu imóvel? Bom, uma grande parte das pessoas não sabem muito bem como funciona a Taxa Básica de Juros. Muitos sabem que existem, mas não como ela pode influir em alguns setores.

Para quem pretende investir com a aquisição de um imóvel é bem interessante conhecer uma pouco mais sobre essa Taxa e qual sua influência. Se você quer saber mais sobre a taxa Selic, é só acompanhar o artigo até o final! Hoje vamos falar sobre este assunto.

 

O que é taxa Selic?

O nome da taxa Selic vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Tal sistema é uma infraestrutura do mercado financeiro administrada pelo BC. Nele são transacionados títulos públicos federais. 

Ela é, basicamente, a taxa de juros básica da economia brasileira. Isso significa que ela influencia todas as demais taxas de juros do Brasil, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e até de retorno em aplicações financeiras.

 

Como é determinada a Taxa Selic?

A taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo Copom (Comitê de Política Monetária), ligado ao Banco Central, que se baseia em inúmeros de indicadores financeiros do país para chegar a uma taxa. Nessas decisões, a Selic pode tanto se manter estável, sem alterações, quanto aumentar ou diminuir em pontos percentuais.

As mudanças na taxa Selic acontecem quando a economia não é estável. É por isso que é preciso adequá-la ao cenário para que exista um equilíbrio e garantir que o dinheiro continue circulando.

 

Como a Selic influencia na hora de comprar um imóvel?

Com o aumento da taxa, ainda que com a redução dos preços dos imóveis, haverá também um reajuste no valor dos financiamentos.  Por exemplo, se a Taxa Selic passar de 10% para 12%, a taxa de financiamento também aumentará.

Por ser um bem de alto valor, a venda de um imóvel é muito sensível ao crédito, assim, com um possível aumento, menos pessoas estarão dispostas e aptas a financiar, o que diminui a procura, e desacelera o preço dos mesmos.

Caso contrário, se a Selic cair de 10% para 8%, por exemplo, haverá consequentemente, uma queda na taxa de financiamento, o que ampliará as chances de adquirir um imóvel, aquecendo a procura. Além disso, se a oferta não acompanhar o mesmo movimento poderá haver uma valorização dos bens.

Qual o cenário atual da Taxa Selic?

Neste mês de dezembro, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que a taxa básica de juros, a Selic, deve sofrer um novo corte e cair e 5% para 4,5%.

Juntamente com a queda recente da taxa de juros do financiamento habitacional, e a maior atratividade da caderneta de poupança, o conjunto dessas ações deve gerar um aumento da procura por imóveis, e alavancar uma possível valorização do preço. Portanto se você procura uma boa oportunidade de compra e  pretende aproveitar a recente queda nos preços, o momento econômico é extremamente favorável tanto para compra à vista ou financiado.

Agora que você já conhece mais sobre a Taxa Selic, fica mais fácil de saber como ela pode influenciar na compra do seu imóvel, não é mesmo? Fique ligado(a) no blog da LIC Imóveis para conferir outras dicas, novidades do mercado imobiliário, informações sobre nossos empreendimentos e as principais tendências para imóveis. Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram.

Sair da versão mobile