LIC Imóveis

Dicas de como avaliar um imóvel usado antes de fazer o investimento

Imóvel usado: dicas para comprar sem erros

Comprar um imóvel usado requer atenção aos mínimos detalhes, pois o investimento deve ser feito com total segurança. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas nesta matéria que podem auxiliá-lo(a) antes de adquirir um imóvel já usado. 

Primeiramente, para evitar possíveis transtornos ao morar em imóvel usado, o ideal é avaliá-lo com cuidado antes de fazer a aquisição. Uma dica é fazer um checklist de todos os pontos que você acha importante que o novo lar atenda. Sendo assim, nós preparamos uma lista para facilitar a sua avaliação. Continue acompanhando esta matéria!

Por vezes, você deve ter escutado em algum momento o ditado “é melhor prevenir do que remediar”. Contudo, neste contexto, essa fala faz muito sentido. Afinal, é melhor fazer uma investigação com relação à infraestrutura do imóvel do que sofrer com problemas no futuro e acabar sofrendo com enormes despesas e reformas.

Então, sem mais delongas e vamos às dicas!

1. Estrutura

Atualmente, muitas pessoas não se atentam às possíveis falhas estruturais de um imóvel, seja ele uma casa ou apartamento. Entretanto, uma pequena lacuna também pode derrubar uma estrutura. Fissuras e rachaduras, por exemplo, são indicadores de risco e devem receber total atenção, principalmente quando vão aumentando de tamanho conforme vão ficando mais velhas. 

Por isso, antes de comprar um imóvel usado, repare se há sinais visíveis de problemas na estrutura. Ao contrário do que imaginamos, rachaduras, colunas quebradas e ferrugem não são tão inofensivas e é melhor não dar chance ao azar. 

Uma dica importante, que pode ser útil na sua avaliação, é ter cuidado com os desgastes mais profundos nas paredes da residência. Verifique as colunas e as vigas de sustentação para certificar se o concreto está em bom estado de conservação.

Não se esqueça de observar também os sinais de infiltrações. Eles podem comprometer a segurança da estrutura e danificar os móveis. Portanto, ao se deparar diante de qualquer um desses transtornos, opte por chamar a ajuda profissional de um engenheiro para conferir a gravidade do caso.

2. Instalações elétricas

Imóveis usados ou mais antigos podem precisar de reparos nas instalações elétricas. Desse modo, também é importante ter a ajuda de um técnico. Considerando que ele poderá verificar se a fiação está adequada e não oferece riscos.

Se os fios apresentarem ressecamento, oxidação ou qualquer outro sinal de má conservação, pode ser preciso fazer uma troca geral. Devido a motivos tão importantes como estes é que a avaliação do imóvel torna-se imprescindível. 

Dessa forma, após a mudança, os novos moradores estarão cientes e preparados para resolver problemas na residência. Tanto quanto, evitar surpresas desagradáveis ao se mudarem. Por fim, encare os detalhes como um investimento de segurança! 

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a espessura mínima do fio de instalações elétricas internas deve ser de 1,5 mm.  Respeitar essa norma exigida pela ABNT é importante para que a instalação possa suportar a corrente consumida pelas lâmpadas e aparelhos. Caso a fiação tenha uma espessura diferente, pode ser que venha causar o superaquecimento dos fios e propiciar acidentes.

E quem não nunca precisou de tomadas em lugares determinados e acabou ficando estressado(a) por não encontrar? Ou obteve dificuldades para usufruir de tomadas que realmente estivessem funcionando? Primeiramente, observe a quantidade de tomadas nos cômodos no imóvel. Segundo, avalie se será necessário trocá-las ou adicionar mais. 

3. Pisos 

Algo que incomoda bastante no piso são os riscos e manchas. Faça uma análise de onde estavam os móveis dos antigos moradores e veja se será necessário fazer uma troca de piso no futuro por questões estéticas.  

Em pisos de madeira, observe se há desníveis ou tábuas levantadas. Esses sinais indicam a umidade no solo. Nos laminados e vinílicos, verifique se constam rachaduras ou partes soltas. Já para pisos de porcelanato ou cerâmica, barulhos ao andar apontam que há peças quebradas ou rachadas. 

Ainda sobre os pisos, conferir o nivelamento do contrapiso e saber se as saídas de água para os ralos estão funcionando é essencial. Afinal, não tem sentimento mais frustrante do que ver a água indo para o lado contrário dos ralos e empoçando atrás de portas e por baixo dos móveis, não é verdade?  

E aqui vão duas dicas de ouro: utilize uma régua de nível ou jogue uma bolinha para fazer o teste e ver se o nivelamento está correto. 

 4. Janelas e portas

O ideal é que as portas e janelas se movam com facilidade, mas vale a pena conferir se será necessário fazer alguns reparos. Sejam eles na pintura, vidros, grades ou para retirar ferrugem. Cuidar das portas e janelas fazem muita diferença no visual do imóvel. 

Além disso, confira se os trilhos das persianas estão funcionando corretamente e se suas correias estão em bom estado de conservação. Por último, repare como está o acabamento das portas de madeira e verifique se há serragem caindo ou raspando no piso ao abrir e fechar.

5. Documentação

Antes de mais nada, um dos pontos mais importantes que devemos prestar atenção antes de comprar uma casa ou apartamento usado é verificar se a documentação está em dia. Para isso, confira na matrícula do imóvel se as informações estão corretas. Esse documento pode ser obtido no cartório em que ele está registrado. 

Para isso, você também pode pedir uma Certidão Negativa de Débitos de Tributos Imobiliários. Bem como, avaliar se não há dívidas de IPTU ou com o condomínio.

Nesse sentido, se for um apartamento ou casa de condomínio, peça uma cópia da convenção condominial e do regimento interno. 

Em conclusão, antes de assinar qualquer contrato do imóvel  confira as contas do condomínio e as atas das últimas reuniões para saber sobre a real situação financeira de sua administração. 

Gostou dessas dicas? Está pensando em comprar um imóvel usado? Que tal ter uma ajuda exclusiva para comprar o seu novo imóvel?

A LIC Imóveis trabalha em prol de facilitar a conquista dos seus objetivos! Seja para  ter mais qualidade de vida, conforto ou simplesmente viver em novos lugares. Nós temos diversos imóveis que podem ser o seu novo endereço.

Fale com um dos nossos consultores para saber mais! 

Clique aqui! 

 

Sair da versão mobile