Como ser um bom vizinho - LIC Imóveis

Blog

Confira nossas novidades!

Como ser um bom vizinho

Para uma boa convivência com vizinhos, sejam próximos ou não, listamos tópicos de atenção para se viver em comunidade, em condomínio com mais qualidade de vida. 

  • Seja simpático e gentil 

O passo anterior nos traz a este: não se esqueça de sempre ser simpático e gentil. Lembre-se: nada fala melhor que um sorriso sincero. Não se esqueça, também, de ser sempre cortês o suficiente para, antes de qualquer coisa, construir uma base de amizade de forma cuidadosa. 

Caso um novo morador apareça na vizinhança, receba-o com simpatia, apresente-se, mostre onde você mora e deixe-o saber que, se precisar de algo, pode te procurar. Se você perceber que ele precisa de ajuda com a mudança, ofereça-se para isso. Mas lembre-se de sempre dar o espaço que ele precisa e não insista caso ele negue algo. 

  • Cuidado com barulho 

Os problemas com barulhos e sons costumam estar no topo da lista dos que mais causam conflitos entre vizinhos. Existe a Lei do Silêncio, que só permite barulhos mais altos até as dez horas da noite. Fora desse horário prevalece o bom senso e a consciência coletiva. 

Lembre-se: em casos de obra, não deixe de avisar seus vizinhos e se informar com o síndico do prédio sobre as limitações de horários.  

  • Respeite as áreas compartilhadas 

O estacionamento é um bom exemplo de área compartilhada. Evite estacionar fora da vaga designada, ou que bloqueie a entrada ou saída de outros veículos, não acelere seu veículo de forma barulhenta durante a manhã ou tarde da noite.  

Na área de lazer e demais áreas comuns do condomínio, preze pelo cuidado e bom senso, respeitando o espaço do outro e o bem-estar da comunidade de moradores. 

  • Cuidado com seus animais 

Quem escolhe morar em condomínio precisa saber que normalmente existem regras sobre o porte de animais e normas para circulação de animais em áreas comuns. 

Se você seguir as regras básicas de convivência, com a limpeza adequada das fezes e resíduos, o controle do barulho, é sim possível ter animais de estimação em condomínio. É importante, antes de adquirir o imóvel que você escolheu, conhecer com detalhes todas as regras e normas relacionadas a animais domésticos nesse projeto. 

Conhecer todas as normas do condomínio e respeitá-las é o primeiro passo para um bom convívio em comunidade com seus vizinhos, sejam