LIC Imóveis

5 dicas de como avaliar um imóvel usado

Para alugar ou para comprar, a busca por um imóvel usado merece muita atenção. Afinal de contas, a escolha impacta diretamente nas finanças e na qualidade de vida de todos os moradores. É preciso avaliar o imóvel criteriosamente para ter certeza de que ele é a melhor opção. Você sabe quais pontos precisam ser observados? Separamos 5 dicas para facilitar a sua escolha!

1. Estrutura

Verificar a estrutura do imóvel a ser adquirido é importantíssimo, pois problemas nela geram grandes transtornos, podem inviabilizar sua ocupação e, provavelmente, necessitarão de um alto investimento para uma reforma.

Busque por sinais aparentes, como rachaduras, colunas quebradas, ferragem aparente e com ferrugem. Infiltrações podem comprometer a segurança da estrutura. Portanto, se reparar qualquer um desses problemas, prefira chamar um engenheiro para conferir a gravidade do caso.

2. Instalações elétricas e hidráulicas

Imóveis usados, especialmente os mais antigos, podem precisar de atualização nas instalações elétricas. Para saber o quanto gastará, leve um especialista para avaliar a situação e veja o estado da fiação e dos bocais de lâmpadas. É importante também conferir se o quadro geral de energia se encontra em bom estado de conservação.

Já na parte hidráulica, basta verificar as condições aparentes de torneiras, registros e louças sanitárias. Veja se não há corrosão ou rachaduras, e confira nos sifões, nos flexíveis e nas torneiras, se não há gotejamento. Depois, feche os registros gerais e veja se estão funcionando adequadamente. 

Atente-se à água que sai de cada torneira. Coloração escura e líquido com detritos significa encanamento corroído ou caixa d’água suja. Aproveite para conferir a vazão nos vasos sanitários e se as descargas funcionam sem barulhos na tubulação e vazamentos.

3. Teto e telhado

É bom observar se não há manchas ou sinais de mofo no forro. Nos de plástico PVC, confira o estado de conservação. Caso estejam ressecados ou quebradiços, precisarão ser trocados. Se o teto for direto na laje, veja se não há rachaduras.

Para casas, tente avaliar se não há telhas quebradas no telhado. Essa verificação pode ser feita por fora, com uma escada, ou por dentro, pelo acesso da laje, se houver. Em apartamentos, confira especialmente o teto da cozinha e dos banheiros à procura de infiltrações.

4. Exija a documentação do imóvel

Além de todos esses itens, é importantíssimo verificar se a documentação do imóvel está em dia. Confira na matrícula — que pode ser obtida no cartório em que ele está registrado — se todas as informações estão corretas, as mudanças estruturais, os dados dos proprietários, as restrições, entre outras questões relevantes.

Peça uma Certidão Negativa de Débitos de Tributos Imobiliários e confira se não há dívidas de IPTU ou com o condomínio. Ainda, se for um apartamento ou casa de condomínio, peça uma cópia da convenção condominial e do regimento interno.

E, antes de fechar negócio, confira as contas do condomínio e as atas das últimas reuniões para saber sobre a real situação financeira de sua administração.

5. Fique atento!

Se por um lado imóveis usados possuem as vantagens de estarem prontos e de serem vendidos por valores mais baixos, por outro, há o risco de que o mau uso e a falta de manutenção tenham lhe causado danos — e talvez isso se converta em gastos ainda maiores futuramente.

Portanto, é preciso que o imóvel passe por uma avaliação criteriosa antes do negócio ser fechado e o contrato assinado. Quer conferir outros assuntos como esse? Fique ligado(a) no blog da LIC Imóveis para conferir outras dicas, novidades do mercado imobiliário, informações sobre nossos empreendimentos e as principais tendências para imóveis. Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram.

Sair da versão mobile