LIC Imóveis

3 dicas para ter uma casa mais sustentável

Pode-se dizer que sustentabilidade é um dos assuntos mais comentados ao redor do mundo. Hoje em dia, é possível encontrar técnicas para reduzir os impactos naturais e cortar gastos mensais. Tornar seu imóvel mais sustentável pode vir de simples escolhas que talvez nunca tenham passado pela sua cabeça. Pequenas mudanças podem gerar grandes resultados a longo prazo. Seja o(a) primeiro(a) a inspirar famílias e amigos a criarem hábitos sustentáveis.

Então aproveita, já pega a caneta e anota todas as dicas que preparamos. O blog dessa semana vai te ajudar a mudar sua maneira de pensar em relação a economia de matérias-primas. Confira:

Reutilização de Água

A reutilização de água é um tópico que já vem sendo debatido ao longo dos anos. O ponto é que por diversos motivos, a nossa sociedade não se adaptou a essa rotina. Um dos itens que mais geram esse desperdício é a descarga. Esse problema é muito simples de ser resolvido. Os novos vasos sanitários possuem duas válvulas, sendo uma para resíduos líquidos e outro para pastoso. Isso acontece porque para líquidos não é necessário um fluxo de água muito grande. Essa nova troca pode gerar uma economia de até 36 litros de água por dia.

Reutilização de Energia

Uma das primeiras lições para a reeducação de recursos é a redução e reutilização de energia. As melhores formas de fazer esta economia é instalando painéis termo-solares e energias fotovoltaicas.  Estas energias são obtidas diretamente da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico e possuem baixa necessidade de manutenção. Outro meio de poupar energia é a adesão às lâmpadas de LED. Elas chegam a ser 80% mais econômicas que as incandescentes e 30% mais econômica que as fluorescentes. A grande diferença é que as lâmpadas fluorescentes contém mercúrio no seu interior, uma toxina totalmente prejudicial para nós e o planeta.

Vegetação

Escolher a vegetação adequada para a sua casa pode trazer diversos benefícios. A diversidade das espécies influencia diretamente no consumo de energia elétrica. Esta técnica é uma ótima opção para o isolamento do calor. Pesquisas apontam que casas com árvores reduzem em até 50% o uso de ar condicionado. Como o telhado verde é coberto com plantas de cada região, o custo de manutenção é baixo. Vegetações nativas possuem alta resistência e podem contribuir para o combate de pragas. Em suma, conseguimos gerar uma economia considerável de energia elétrica, beneficiando o meio ambiente e reduzindo o custo mensal de energia.

 

Gostou do artigo de hoje? Compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas possam ler também! Fique ligado(a) no blog da LIC Imóveis para conferir outras dicas, novidades do mercado imobiliário, informações sobre nossos empreendimentos e as principais tendências para imóveis. Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram.

Sair da versão mobile