LIC Imóveis

Tudo o que você precisa saber para realizar uma transferência de imóvel

Ao comprar a sua próxima casa, é preciso passar por inúmeros processos burocráticos. A transferência de um imóvel é uma etapa que merece atenção e muito cuidado. Afinal, é a partir dele que o seu novo lar será registrado em seu nome. Muitos acreditam que apenas o contrato é suficiente para registrar o futuro lar. Mas, não é bem assim. A lei exige que as duas partes tornem válidos os compromissos e a escritura é o que torna a transferência realmente legítima. Já a transferência só ocorre quando a escritura é registrada no cartório.

Este é um processo que normalmente gera muita confusão na cabeça dos compradores. Por isso, o blog dessa semana vai te ajudar a desvendar esses mistérios e mostrar um caminho mais claro. Confira: 

Processo de transferência do imóvel

Para concretizar o processo de compra e venda de imóvel é necessário se preparar para oficializar alguns documentos. Desta forma, a transferência é comprovada perante todas as leis. A transferência ocorre depois da escritura pública e o registro é realizado. 

Na escritura do bem, consta o processo de transferência de um proprietário para o outro. O documento precisa ser lavrado no cartório, assinado por ambas as partes e reconhecido como registro de imóveis. Este processo comprova o compromisso de todas as partes de adquirir ou vender o empreendimento. O tabelião precisa estar presente, pois ele é o responsável pela lavratura. 

O custo para gerar o documento vai  de acordo com o valor do bem adquirido. A tabela de cada cartório é diferente, por isso a importância em verificar o tabelamento de preços. Levando em conta a escritura, registro e o famoso imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI), o valor final pode ficar em torno de 5% do que será pago pelo bem.

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas possam ler também! Fique ligado(a) no blog da LIC Imóveis para conferir outras dicas, novidades do mercado imobiliário, informações sobre nossos empreendimentos e as principais tendências para imóveis. Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram.

Sair da versão mobile