LIC Imóveis

Entenda as diferenças entre consórcio e financiamento para adquirir seu imóvel

Se você está querendo comprar o seu primeiro imóvel, deve ter pensado bastante sobre a forma de pagamento. Para te ajudar a realizar o sonho de adquirir o lar tão sonhado, preparamos um blog explicando as diferenças entre consórcio e financiamento imobiliário.

Como funciona um consórcio?

Um consórcio nada mais é do que uma poupança coletiva, ou seja, um grupo de pessoas se juntam para comprar um bem ou serviço em comum e a cada mês um dos integrantes do grupo é contemplado com a carta de crédito. O valor da carta é o mesmo para todos os integrantes e definido no início do consórcio.

Para que o consórcio funcione de forma efetiva é necessário que todos os cotistas paguem as parcelas mensais em dia. Com relação a contemplação, pode ocorrer de duas formas: por sorteio ou por lance, que é quando um dos cotistas paga determinado valor para ser contemplado.

Como funciona um financiamento?

Já o financiamento, de forma bem simples, é pegar o valor do imóvel emprestado com uma instituição financeira e pagar o valor em parcelas mensais com juros. A taxa de juros é influenciada por diversos fatores e pode ficar menor de acordo com o valor da entrada do imóvel.

Qual você deve escolher?

A resposta é: depende. Afinal, tanto o consórcio quanto o financiamento possuem vantagens e desvantagens. O consórcio é uma ótima opção para quem não tem pressa ou que deseja investir sem pagar juros, pois a única taxa cobrada no consórcio é a de manutenção. 

O financiamento é melhor para quem está com pressa de adquirir logo a sua  casa ou apartamento. Além disso, é preciso estar preparado(a) para arcar com os juros cobrados. Seja qual for sua opção de investimento, adquirir um imóvel é sempre a melhor escolha!

Fique ligado(a) no blog da LIC Imóveis para conferir outras dicas, novidades do mercado imobiliário, informações sobre nossos empreendimentos e as principais tendências para imóveis. Siga a LIC nas redes sociais Facebook e Instagram.

Sair da versão mobile