Ícone do site LIC Imóveis

6 dicas para não errar na compra do seu imóvel

Na hora de comprar um imóvel, seja para investir ou para viver, nada mais importante que buscar informação segura. Selecionamos 6 pontos de atenção para amenizar os erros durante o caminho na compra do seu imóvel.

1. Avalie bem a escolha da região

Pensar na localização é um dos fatores decisivos na hora de escolher seu imóvel. E, para ajudar nessa escolha, é preciso se atentar ao seu dia a dia e à qualidade de vida que você espera. Cada ponto deve ser considerado no momento de decidir pelo bairro ou região a ser escolhida, seja para morar ou para investir, as duas opções norteiam e vão determinar sua decisão.

Morar longe ou próximo a supermercados, farmácias, padarias, trabalho e escola pode influenciar diretamente na sua rotina. Por exemplo, custos com deslocamento, tempo perdido em trânsito, etc.

2. Pesquise sobre a construtora/incorporadora

Antes de assinar o contrato é preciso checar a procedência do imóvel. Seja na planta ou pronto para morar, acompanhe o andamento das obras, conheça o histórico da incorporadora e construtora.

Para começar, busque saber quantos imóveis ela já entregou, se as parcelas e condições prometidas foram atendidas, se as entregas foram realizadas dentro dos prazos e das condições contratuais. Vale visitar empreendimentos e conhecer a qualidade dos condomínios por ela construídos.

3. Atenção à documentação

A parte burocrática da compra de um imóvel pode ser complicada pra muita gente. O ideal é realizar o processo com atenção e apurar primeiro se a documentação do imóvel está em dia, pois isso é indispensável na hora de comprar.

Verifique no cartório se a matrícula e propriedade estão com as contas da unidade em dia, como o IPTU, a taxa de condomínio e serviços básicos. Para que não falte nenhum detalhe que pode custar caro e ser uma dor de cabeça futura, a dica é contar com o auxílio de profissionais nessa transação, corretores treinados podem cuidar dessa parte com seriedade para sua melhor tranquilidade.

4. Defina seu orçamento

Saber o quanto se tem para gastar é o ponto de partida na busca por um imóvel, além de considerar a forma de pagamento que você irá escolher. Para muitos, o ideal é efetuar o pagamento à vista, já que essa forma possibilita maior poder de negociação, mas não é a maior fatia do mercado. Financiamentos e consórcios imobiliários são opções atrativas e que rendem excelentes negócios.

Lembre-se de que é preciso ter o seu orçamento bem definido para conseguir analisar o quanto pode dar de entrada e o quanto pode pagar nas parcelas mensais, considerando sempre as taxas de juros no valor final da compra.

5. O potencial de valorização

Seja para morar ou investir, existem aspectos para se observar se o imóvel escolhido é ou não é um bom investimento. Esses aspectos estão relacionados à valorização do imóvel negociado.

Tenha claro o potencial de valorização do imóvel no futuro, a avaliação realizada irá apontar aspectos como localização, orientação solar, qualidade do imóvel, acabamentos, planta, estado de conservação, infraestrutura, segurança e possibilidade de reformas, por exemplo.

6. Busque ajuda profissional

Para garantir um bom negócio, encontrar um corretor experiente para te acompanhar é uma opção recomendada para acertar na compra, afinal um imóvel, seja para investir ou para viver, é um negócio que demanda atenção e ajuda profissional. Conte com mais de 20 anos de experiência do Time de corretores LIC para estar com você em cada passo da jornada de compra do seu imóvel.

Sair da versão mobile